quarta-feira, 12 de junho de 2013

Benefícios da Leitura

*Aquisição de conhecimento: ampliamos nosso conhecimento sobre assuntos específicos e gerais.

*Estímulo à brincadeira: com a leitura criamos um mundo paralelo onde somos livres para sonhar e nos divertir sem nos sentirmos pressionados. 

*Estímulo à criatividade: a leitura desenvolve prazerosamente o nosso potencial criativo.

*Desenvolvimento da capacidade de argumentar: criamos bases para fazer  argumentos consistentes.

*Ampliação do vocabulário: conhecemos novas palavras e aprendemos a usá-las em seus diferentes e ricos sentidos. 

*Incentivo à reflexão e à formação de opinião: a leitura nos incentiva a pensar, a refletir, a formar uma opinião, a pôr em xeque nossas convicções e a chegar a uma conclusão. 

*Ampliação do campo de visão: a leitura nos permite "ver" um assunto sob outras perspectivas, o que estimula nossa capacidade de aceitar o novo e o diferente. 

*Confrontação de pontos de vista: a leitura nos leva a uma conversa com o autor, o que nos permite reforçar, esclarecer ou mudar nossos pontos de vista. 

*Utilização dos recursos da linguagem: a leitura nos permite aprender, com os bons autores, a utilizar, inventivamente, os recursos oferecidos pela linguagem. 

*Correção gramatical: com a leitura, aprendemos a escrever bem, de forma correta, pela observação, ou seja, naturalmente, sem esforço. 

*Estímulo ao pensamento abstrato: percebemos a realidade pelo ângulo da fantasia, o que amplia nossa capacidade de pensar sobre o abstrato. 

*Estímulo à imaginação: quando lemos transformamos fatos, cenários e personagens, mentalmente, em imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar